Unidade referência em saúde mental infanto-juvenil reúne famílias e profissionais para comemorar a data Karinne Viana, da Agência Saúde DF...
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
Felipe Alves, 14 anos, chegou ao Adolescentro há pouco mais de um ano. Com diagnósticos de ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e, mais recentemente, de Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele encontrou na unidade um espaço que mudou sua rotina e sua forma de se relacionar. A mãe, Elaine Alves, 44 anos, acompanha de perto cada passo dessa trajetória.
“Aqui ele se encontrou. O acolhimento é maravilhoso, ele participou de grupos terapêuticos que o ajudaram a melhorar na socialização e hoje as consultas são somente com a psiquiatra”, conta Elaine, emocionada durante a celebração, nesta terça-feira (23), dos 27 anos do Adolescentro.

O serviço, que faz aniversário oficialmente nesta quarta-feira (24), é referência no Distrito Federal em saúde mental infanto-juvenil e acolhe mais de 4 mil adolescentes por ano. A unidade comemorou a data com atividades educativas e recreativas, reunindo pacientes, familiares e profissionais. As comemorações seguem na próxima terça (30), com foco no bem-estar da equipe de servidores.
Entre as conquistas recentes, a gerente da unidade, Bibiana Monteiro, destacou o projeto de matriciamento que fortalece a rede de cuidados. “Nossa equipe se reúne com profissionais das UBSs da Região Central a cada 15 dias para discutir casos e construir, juntos, planos de cuidado personalizados. É uma forma de apoiar a Atenção Primária e ampliar o alcance do atendimento em saúde mental”, explica.
Quem também aproveitou a festa foi Gabriel Andrade, 17 anos, paciente do Adolescentro desde 2022. Diagnosticado com TEA, TDAH, depressão e ansiedade, ele participa do Grupo da Diversidade, que acolhe adolescentes LGBTQIA+. “No grupo, somos estimulados a compartilhar nossas experiências e isso me auxiliou a expressar o que eu sentia. Me deu muita confiança, já que é um espaço seguro, onde consigo falar sem medo de julgamentos. Isso faz toda diferença”, destacou, animado com a confraternização que marcou o aniversário.

Conscientização
Em 22 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens. A data chama atenção para os cuidados necessários nessa fase marcada por transformações físicas, emocionais e sociais. O Ministério da Saúde, seguindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), define adolescência como o período entre 10 e 19 anos e juventude entre 15 e 24 anos.
A psicóloga do Adolescentro, Bethânia Serrão, reforça a importância de olhar com sensibilidade para essa fase. “Reconhecemos a existência de 'adolescências', pois fatores como gênero, raça e cor influenciam significativamente a experiência individual nessa etapa da vida. É um período de descobertas e inseguranças que pode intensificar emoções. Por isso, é essencial que família, escola e serviços de saúde estejam prontos para ouvir e oferecer apoio sempre que necessário”.
Atendimento especializado
O Adolescentro oferece acompanhamento clínico e biopsicossocial para jovens entre 12 e 18 anos incompletos. De janeiro a setembro, a unidade já acolheu mais de 1.700 novos pacientes. A assistência oferecida tem como foco as dificuldades comuns nessa fase da vida, como transtornos mentais leves e moderados, dificuldades escolares e violência sexual. O acesso aos serviços é feito por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
São realizadas terapias em grupo e atendimentos individuais com uma equipe multidisciplinar de 55 profissionais, entre enfermeiro, psicólogo, psiquiatra, neurologista, pediatra, terapeuta ocupacional, assistente social, ginecologista, fonoaudiólogo e outros. O espaço também oferece Práticas Integrativas em Saúde, como o reiki, grupo de respiração e hatha yoga para adolescentes, pais e servidores.

Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário