Clube Atlético Itapemirim Mascote - Galo Fund...
Clube Atlético Itapemirim Mascote - Galo
Fundação: O Clube Atlético Itapemirim foi fundado no dia 05 de dezembro de 1965, na cidade de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo.
Resumo histórico do clube: Funcionários de uma nova Agência do Banco do Brasil que se instalou no município de Itapemirim, aficionados por futebol e liderados por José Alírio Soares que era natural do Rio de Janeiro e torcedor do Botafogo, no dia 05 de dezembro de 1965 fundaram um novo Clube de Futebol da cidade. Iniciou-se a discussão para dar um nome à Agremiação. José Alírio, botafoguense, sugeriu Botafogo de Itapemirim. Os outros componentes, na sua maioria mineiros e torcedores do Atlético Mineiro, convenceram José Lirio a batizar o novo clube com o nome de Atlético Itapemirim, como também a utilizar as cores preto e branco em seus uniformes, bandeiras e símbolos, cores que também são utilizadas pelo Botafogo do Rio de Janeiro e Atlético de Belo Horizonte. Durante sua trajetória, o clube participou de diversos campeonatos regionais, citadinos e torneios amadores, como o Sulino, principal torneio do Sul do Estado do Espírito Santo, no qual conquistou 3 títulos (2000, 2007 e 2010). Em 2011, o Atlético de Itapemirim deixou o amadorismo e se tornou um Clube Profissional filiado à Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). Foi incluído na Série B (2ª Divisão), participou pela primeira vez de uma competição profissional e terminou o Campeonato Capixaba série B na 5ª Colocação. Em 2014, após 02 anos afastado das competições oficiais, retornou à Série B do campeonato Capixaba e obteve um grande desempenho naquela temporada. Conquistou o vice-campeonato, através de um Quadrangular, mas perdeu o título para o Sport Capixaba no saldo de gols. Com o resultado final, o Sport Capixaba e o Atlético Itapemirim conquistaram o acesso à Série A do Campeonato Capixaba a ser disputado em 2015.
Continuando sua trajetória vitoriosa, o Atlético Itapemirim conquistou o Campeonato Estadual de 2017, garantindo vagas para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, Copa do Brasil e Copa Verde, ocorridos na temporada de 2018. Em 2020, o clube da cidade de Itapemirim passou por um declínio técnico, sofrendo o seu primeiro rebaixamento. Em 2023, o Clube Atlético Itapemirim retornou à elite do Futebol do Estado do Espírito Santo, terminando competição na 10ª Colocação dentre 10 clubes participantes. Em 2024, o Clube Atlético Itapemirim solicitou licenciamento das competições junto a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, sem previsão de retorno.
Localização: O Club Atlético Itapemirim está sediado do Município de Itapemirim, no litoral do Estado do Espírito Santo.
Praia de Itaoca – Município de Itapemirim –ES
Estádio: O Clube Atlético Itapemirim manda seus jogos no Estádio José Olívio Soares de Souza, de sua propriedade. Localizado no Município de Itapemirim do Espirito Santo, tem capacidade para 2.000 espectadores.
Estádio José Olívio Soares de Souza
Estatística:
Coluna do Vidal
Nenhum comentário