GDF finalizou a entrega do Trecho 1 da nova Epig e colocou em operação uma faixa exclusiva para ônibus na ESPM - Portal de Notícias da Radio Candanga

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

GDF finalizou a entrega do Trecho 1 da nova Epig e colocou em operação uma faixa exclusiva para ônibus na ESPM

O Governo do Distrito Federal (GDF) fi n a li zo u e e n tr e g o u o Trecho 1 da nova Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epig). Ta m...


O Governo do Distrito Federal (GDF)
finalizou e entregou o Trecho 1 da nova Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epig). Também foi implementada uma faixa exclusiva para ônibus na Estrada Parque Setor Militar Urbano (ESPM), buscando melhorar o fluxo do transporte público e estimular seu uso.

Essas iniciativas fazem parte de um conjunto de estratégias voltadas para melhorar a mobilidade urbana e diminuir o tempo de deslocamento na região.

Foram investidos aproximadamente R$ 150 milhões para implementar o corredor da Estrada Setor Policial Militar; pista exclusiva dará celeridade a mais de 50 linhas que passam pela região.

O Governo do Distrito Federal (GDF) avançou em mais uma etapa importante da reestruturação viária da capital com a liberação do Trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), entrega que consolida o funcionamento completo do corredor exclusivo de ônibus entre a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e o Terminal Asa Sul.

Novo trecho beneficia tanto ônibus quanto carros de passeio, que terão tempo reduzido nos percursos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“Esta é uma das grandes obras que nós estamos fazendo no Distrito Federal para a população, de modo a diminuir os engarrafamentos e o tempo de transporte, fazendo com que todos possam chegar ao seu trabalho e voltar para casa com tranquilidade”
Governador Ibaneis Rocha

Com a liberação total do viaduto que conecta as duas vias, os ônibus com portas dos dois lados passam agora a circular pela parte inferior da estrutura, garantindo deslocamentos mais rápidos, contínuos e organizados. Para tirar o projeto do papel, foram investidos aproximadamente R$ 150 milhões. 


Durante o ato de liberação do trecho, o governador Ibaneis Rocha esclareceu que essa é mais uma obra que vai melhorar a mobilidade urbana da capital. “Primeiro queria pedir desculpas à população, porque a gente não pode interromper o trânsito, então dá uma certa demora, mas essa é uma das grandes obras que nós estamos fazendo no Distrito Federal para a população, de modo a diminuir os engarrafamentos e o tempo de transporte, fazendo com que todos possam chegar ao seu trabalho e voltar para casa com tranquilidade”, declarou. 

Agilidade na circulação

A nova operação beneficia 354 ônibus e 50 linhas que passam pela região diariamente, tanto aqueles veículos que seguem em direção ao Setor Policial Sul, eixinhos, L2, L4 Sul e Terminal Asa Sul, quanto aqueles que vêm no sentido contrário e precisam acessar a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Enquanto isso, os demais, incluindo os ônibus de porta única, continuam trafegando pela parte superior do viaduto.

“Esse é um benefício enorme principalmente para o passageiro do ônibus, que agora ganha um corredor exclusivo para evitar todo o fluxo junto com o carro”

Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, ressaltou que a liberação vai trazer mais economia tempo para a população: “Esse é um benefício enorme principalmente para o passageiro do ônibus, que agora ganha um corredor exclusivo para evitar todo o fluxo junto com o carro, fazendo com que ele ganhe tempo, para que chegue ao seu destino mais rápido e tenha mais tempo para ficar com a sua família”. 

Com a entrega do Trecho 1 da Epig, o corredor de ônibus entre a ESPM e o Terminal Asa Sul passa a operar plenamente, integrando faixas exclusivas, novas estações, acessos seguros para pedestres e vias reconfiguradas para maior fluidez. O conjunto de intervenções reestrutura o trânsito no Setor Policial Sul e melhora o deslocamento de milhares de motoristas e usuários do transporte público.

Reorganização viária

“Essas obras vão dar uma nova dinâmica para o nosso Terminal da Asa Sul, colocar os ônibus nesses corredores e tirá-los da competição com os carros no trânsito”, enfatizou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. “Isso é muito melhor para os usuários do transporte público, que vão ter mais rapidez operacional e segurança”.

O governador Ibaneis Rocha lembrou que o projeto da Epig e da ESPM integra um complexo de reorganização viária no Distrito Federal: “Essa é uma obra importante porque a gente sai desde o Túnel de Taguatinga, onde já tem a faixa exclusiva, e vai até o Terminal da Asa Sul. Isso vai diminuir o tempo dos passageiros, ajudando as famílias, que passam a ter mais tempo para ficar em casa com seus filhos, com sua esposa, com seu esposo, e com isso a gente dá mais fluidez ao trânsito”.

Além das intervenções para o transporte coletivo, este GDF ampliou a passarela da Octogonal para facilitar o acesso ao canteiro central, onde já estão instaladas as novas estações de embarque e desembarque dos ônibus. A via também foi reconfigurada para contar com três faixas para o tráfego geral, medida que deve reduzir os engarrafamentos em horários de pico.

Corredor Eixo Oeste

Com 38,7 quilômetros de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. Os trabalhos estão em execução por trechos, já que é inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel