Fechado desde 2014, o complexo automobilístico passou pela primeira grande reforma da história e será reinaugurado com a penúltima etapa d...
Fechado desde 2014, o complexo automobilístico passou pela primeira grande reforma da história e será reinaugurado com a penúltima etapa do ano da Stock Car, com programação de 27 a 30 de novembro
Uma visita técnica acompanhada de reuniões, nesta quarta-feira (29), marcou mais uma etapa de preparação para a reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília. Representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e da organização da Stock Car se reuniram no local para alinhar detalhes da estrutura e da logística do evento que marcará a retomada do espaço, após ampla reforma.
Durante o encontro, foram discutidos os acessos do público e das autoridades, o planejamento de trânsito e as etapas finais da obra. Serão quatro dias de programação, começando com o desfile dos veículos pela cidade, em 27 de novembro, até a corrida (30/11), que marca a reinauguração da pista, considerada a maior do Brasil. Ao todo, serão mais de 20 carros competindo na Stock Car, além da competição dos chamados veículos de turismo. Em 28 de novembro, o espaço será aberto para receber estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, e no dia seguinte haverá o último treino classificatório.
Reta final
Em relação à obra, o superintendente do BRB Autódromo, Fernando Distretti, informou que os serviços estão no estágio final: “Estamos na parte de paisagismo e sinalização, finalizando os últimos ajustes ali no muro de segurança do pitwall. A nossa previsão é de que até 15 de novembro toda a obra seja concluída para a gente homologar a pista e ter a corrida da Stock Car no dia 30. A gente também está implementando todos os elementos de segurança para homologação da FIA [Federação Internacional do Automóvel] e FIM [Federação Internacional de Motociclismo]”.
5.384 metros
Extensão total do Autódromo de Brasília
A reforma do Autódromo de Brasília inclui a modernização do traçado – permitindo corridas de diferentes categorias –, das áreas de escape e da infraestrutura, mantendo a característica original e adicionando melhorias como espaço para arquibancadas temporárias, além de drenagem e segurança. São 5.384 metros de extensão, com 16 curvas – sendo nove à direita e sete à esquerda – e três retas principais, a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a reta oposta com 502 metros.
“Agora a gente tem mais de 15 mil metros lineares de guard rail de barreira tripla, enquanto anteriormente só tínhamos o guard rail de barreira dupla”, lembra Distretti. “Temos mais de 40 mil metros quadrados de caixas de brita, e anteriormente a gente não tinha essas áreas de escape. Temos também a inovação do asfalto que é a pavimentação do gap graded, um asfalto que tem uma resistência de drenagem para atender a todas as categorias. Implementamos também todo o sistema de drenagem focado na parte do automobilismo e motociclismo, atendendo todas as especificações dessas confederações.”
Obra elogiada
O brasiliense Enzo Elias, 23 anos, é um dos pilotos da Stock Car que competirão na etapa candanga. Participando da visita técnica, ele contou que essa será a primeira vez que competirá no autódromo. Quando o jovem iniciou a carreira no automobilismo, a pista já não era utilizada. “O autódromo está demais, não tem o que falar; o asfalto está incrível, eu não vejo a hora de botar o carro de corrida para acelerar aqui”, comemorou. “De fato é um sonho de vida mesmo, nem só de criança, um sonho de vida, correr em casa, em frente a todas as pessoas que eu amo, família, amigos, os fãs”.
O piloto teceu elogios à pista de Brasília: “Comparado às outras pistas que a gente tem no Brasil, é uma pista extremamente larga e segura. As zebras que estão instalando agora vão ser ótimas para a gente usar, as áreas de escape estão muito boas, então dá aquela segurança para o piloto. Então, eu acho que todos esses pontos combinados transformam o autódromo de Brasília em algo muito grandioso”.
Impactos na cidade
50 mil
Número estimado de pessoas presentes no dia da corrida
Com expectativa de receber 50 mil pessoas apenas no dia da corrida, quando a entrada será gratuita, a cidade se prepara também para garantir conforto e fluidez no deslocamento do público e dos profissionais envolvidos durante a programação. Estão previstos o fechamento do trânsito na chamada Avenida do Contorno, que circula o autódromo, e a liberação de bolsões de estacionamento nas proximidades. A recomendação é que o público utilize o transporte público e por aplicativos.
“Estamos preparados para deixar o trânsito tranquilo na região, inclusive, vamos tentar isolar toda essa região aqui para facilitar a chegada dos próprios pedestres na região do autódromo”, adiantou Gustavo Cattini, coordenador de policiamento de trânsito metropolitano do Detran. “Queremos que seja um evento maravilhoso, que toda a população de Brasília desfrute desse autódromo que vamos ter aqui no nosso Distrito Federal.”
Além de ser a devolução de um espaço público fechado há 11 anos, a reinauguração do Autódromo de Brasília marca uma nova fase do turismo local, já que o espaço está sendo preparado para ser um complexo de lazer. “A volta do autódromo é um excelente produto turístico, com grande capacidade de atrair turistas, não só do Brasil, mas como do mundo inteiro”, ressaltou o secretário-executivo de Turismo do DF, Bernardo Antunes. “Brasília estava sentindo falta disso. A gente estava precisando reinaugurar esse autódromo para movimentar o turismo de outras formas aqui em Brasília”.
Após a entrega, a expectativa é que o espaço seja utilizado também para shows, eventos de ciclismo e motociclismo e outras modalidades esportivas. Além da grandiosidade do local, outro aspecto a favor é a localização central. “É o único autódromo que está localizado no centro de uma cidade, então a facilidade do público chegar aqui é imensa”, lembrou Antunes.
“Qualquer outro autódromo do mundo é geralmente afastado da cidade”, pontuou. “A gente tem tudo perto: hotel, shopping e restaurante, o que facilita muito a vida de todos. A ideia não é só ter corridas aqui, mas também ter um espaço para eventos, para shows e para track days. Então é um espaço amplo que tem a capacidade de atender outras situações.”
Autódromo Internacional de Brasília
Inaugurado em 1974, ao longo de seus 51 anos, o Autódromo Internacional de Brasília recebeu uma prova extra de Fórmula 1, vencida por Emerson Fittipaldi, além de corridas de Fórmula 3 Sul-Americana, Gran Turismo, Fórmula Truck, Stock Car e Brasileiro de Motociclismo. É reconhecido por permitir ampla visualização da pista em toda a sua extensão. O espaço foi projetado pelo engenheiro Samuel Dias e construído pelo DER-DF sob a gestão do diretor-geral Cláudio Starling.
Da redação do Portal de Notícais
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