Nacional de Patos Canário ...
Nacional de Patos Canário
Fundação: O Nacional Atlético Clube foi fundado no dia 23 de dezembro de 1961, na cidade de Patos, no Estado da Paraíba.
Resumo Histórico do Clube:
Fase do Amadorismo – O Nacional de Patos foi fundado por funcionários públicos federais, sendo em sua maioria pertencentes ao Correio e Telégrafos. A iniciativa do surgimento do time de futebol foi liderada por José Geraldo Dinoá Medeiros, considerado seu fundador e eleito como o primeiro Presidente do Clube. O Nacional de Patos utilizava em seus símbolos e uniformes as cores verde e amarelo, que posteriormente foram substituídas pelo verde e branco. Em princípio, o clube era frequentado por funcionários públicos e convidados. Porém, a popularidade e o desenvolvendo da agremiação dentro do Município começou a atrair adeptos e torcedores do time de futebol. Houve uma abertura para acolher socialmente a comunidade, independente de suas atividades profissionais (pública ou privada).
Fase do Profissionalismo – Começou quando surgiu a possibilidade do Nacional de Patos ingressar no Campeonato Estadual. Os atletas do elenco do time, embora sem registros, passaram a receber salários e cumprir a programação dos treinamentos coordenados pelo Departamento de Futebol. Os primeiros jogos do Nacional foram realizados no campo do Colégio Estadual e sua primeira partida foi contra o Botafogo de João Pessoa, quando foi derrotado pelo placar de 5 X 1. Nesse jogo, o atacante Espedito do Correio marcou o primeiro gol da história do Nacional de Patos. Em 1965, o clube participou pela primeira vez do Campeonato Estadual Paraibano, junto com o seu principal rival, o Esporte de Patos, que também disputou a competição estadual pela primeira vez. Em 1970, o clube abandonou o Estadual no meio da competição e foi punido com uma pesada multa pecuniária e com 01 ano de suspenção de suas atividades. Em 1972, regressou às competições, com um plantel caseiro, barato, modesto, homogêneo e menos oneroso para a realidade financeira do clube. Os jogadores daquele time eram conhecidos como os “Moleques da Rua Baixa”. A partir daí, alguns títulos foram conquistados: venceu por 05 vezes consecutivas (1977 a 1981) o Torneio Incentivo, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi Vice-Campeão Estadual por 05 vezes (1978, 1989, 1990, 1991 e 2005) e foi o primeiro clube do interior paraibano a disputar uma competição em nível nacional, quando participou do Campeonato Brasileiro da Série B de 1989. Em 2007, após ter sido 05 vezes Vice-Campeão do Estadual, a partir de uma impecável campanha, conquistou o Título Estadual Paraibano pela primeira vez. Em 2022, o Nacional de Patos começou a temporada com uma crise interna, que logo foi superada. A partir daí, o clube fez uma ótima campanha e conquistou uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, voltando a disputar uma competição em nível nacional após 16 anos. Em 2025, disputou o Campeonato Paraibano Série A.
1º Jogo da História do Nacional de Patos
1 X 5
Nacional de Patos Botafogo PB
Localização: O Nacional de Patos Atlético Clube está sediado na cidade de Patos, interior do Estado da Paraíba.
Cidade de Patos – Estado da Paraíba
Estádio: O Nacional de Patos Atlético Clube manda seus jogos no Estádio José Cavalcanti, localizado no Município de Patos, com capacidade para 25.170 espectadores. Foi inaugirado no dia 29 de novembro de 1964, em um jogo amistoso entre Nacional e Esporte, ambos sediados na cidade de Patos. O Nacional de Patos saiu vitorioso por 2 X 1.
Estádio José Cavalcanti – Patos - PB
Jogo de inauguração do Estádio José Cavalcani
2 X 1
Nacional de Patos Esporte de Patos
Estatística:
Nenhum comentário