Por Anna Beatriz Vieira Ação do Outubro Rosa transforma a rotina hospitalar em momento de leveza, afeto e cuidado humanizado Em meio à rotin...
Ação do Outubro Rosa transforma a rotina hospitalar em momento de leveza, afeto e cuidado humanizado
Em meio à rotina hospitalar, pacientes da oncologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) viveram um dia diferente nesta terça-feira (21). Um “mercadinho” cor-de-rosa percorreu os corredores do 10º andar levando descontração, brincadeiras e muitos sorrisos em alusão ao Outubro Rosa.
Juntamente com os voluntários do Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer (MAC), a equipe multiprofissional do andar preparou uma dinâmica para envolver todos os pacientes, acompanhantes e colaboradores. Ninguém ficou de fora da atividade, pensada para promover momentos de leveza e acolhimento.
Com um carrinho de mercado cor-de-rosa, carinhosamente batizado de “Mercadinho da Onco”, e recheado de doces, biscoitos, salgadinhos, sucos, itens de higiene, acessórios e outros mimos, as colaboradoras passaram de quarto em quarto convidando os pacientes a “fazer compras”. Mas o pagamento não era com dinheiro e sim com um desafio divertido.
“Esse ano muitos dos nossos pacientes estão acamados, então não poderiam ir até o salão que geralmente montamos. Pensamos em algo mais prático, que pudesse ser levado até eles. Assim surgiu o nosso mercadinho, onde podiam escolher o que quisessem desde que topassem um desafio”, contou Kelly Marques, chefe do serviço de assistência.
Os desafios eram sorteados na hora: cantar uma música, fazer uma mímica, contar uma curiosidade ou responder perguntas criativas. Se o desafio fosse difícil, valia pedir ajuda dos colegas de quarto ou dos acompanhantes, o importante era garantir a diversão.
A fonoaudióloga Lara Ramos destacou o cuidado da equipe ao planejar cada detalhe. “Como alguns pacientes estão em dietas específicas, foi preciso conversar e organizar o que poderia ser ofertado. Por exemplo, se o paciente se alimenta por sonda, priorizamos outros itens. Já quem estava liberado pôde até se permitir uma besteirinha hoje”, explica.
Segundo a presidente o MAC, Lilian Rejane, o resultado foi emocionante. “É muito bom ver os pacientes felizes e sorrindo enquanto participam da atividade. Fizemos questão de trazer lembranças suficientes para que ninguém ficasse de fora. A alegria também faz parte do cuidado”, afirma.
Internada desde junho, Dirce Alves da Cunha contou que o carinho da equipe faz diferença no dia a dia. “Eu sou muito grata por tudo. Achei a brincadeira maravilhosa, essa alegria até incentiva a gente a melhorar, traz mais força. Elas são umas queridas”, disse emocionada.
Outras ações pelo Hospital de Base
Além do “Mercadinho da Onco”, o ambulatório de fisioterapia do HBDF também promoveu uma ação especial do Outubro Rosa: a terceira edição do “Renova-te”, evento voltado para pacientes oncológicos, que promove acolhimento, aprendizado e valorização da vida.
Durante o dia, os participantes acompanharam uma mesa-redonda com profissionais de mastologia, oncologia, radioterapia, psicologia, nutrição, fisioterapia e farmácia, abordando a importância do cuidado integral no tratamento do câncer. Houve ainda palestras, momentos de autocuidado e bem-estar, com direito a corte de cabelo, maquiagem e um café da manhã especial.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário