Hospital de Base bateu seu recorde e efetuou 1.332 operações em setembro. - Portal de Notícias da Radio Candanga

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Hospital de Base bateu seu recorde e efetuou 1.332 operações em setembro.

  Fotos: Alberto Ruy/IgesDF Infográfico: IgesDF Por Giovanna Inoue Hospital de Base supera recorde e realiza 1.332 cirurgias em setembro Ava...

 


Fotos: Alberto Ruy/IgesDF

Infográfico: IgesDF

Por Giovanna Inoue

Hospital de Base supera recorde e realiza 1.332 cirurgias em setembro

Avanço reflete uso eficiente de recursos, dedicação das equipes e compromisso com um atendimento ágil, seguro e humanizado

O ano de 2025 vai entrar para a história do Centro Cirúrgico do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Em setembro, pela terceira vez, a unidade bateu o recorde de cirurgias realizadas em um único mês. A primeira marca foi registrada em maio, com 1.294 procedimentos; em julho, o número foi superado, chegando a 1.326 operações. Em setembro, foram realizadas 1.332 cirurgias, com 100% das programadas cumpridas, o que representa uma média diária de 44 cirurgias.

Entre os tipos mais realizados estão Oftalmologia, com 288 procedimentos, seguida de Ortopedia e Traumatologia, com 259, e Urologia, com 139. Entre janeiro e setembro deste ano, o Centro Cirúrgico realizou 11.455 procedimentos, 1.036 a mais que no mesmo período de 2024, quando foram feitas 10.419 cirurgias.

O auxiliar de serviços gerais Ítalo Sávio de Oliveira Xavier, de 28 anos, é um dos pacientes que se recupera de uma cirurgia vascular na sala pós-operatória. Ele destaca o atendimento recebido: “Fui muito bem recepcionado, desde quando cheguei até o momento que estou agora. O pessoal é muito atencioso, muito empático”, elogia.

Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico, Nadja Corrêa Graça, o aumento no número de cirurgias começou a ser percebido após a implementação do Projeto Lean, em 2023.

O Lean é uma metodologia de gestão que busca reduzir desperdícios e aumentar a eficiência, garantindo que processos, como a agenda de cirurgias, funcionem de forma ágil e segura.

Entre as medidas adotadas estão a melhor utilização das 16 salas cirúrgicas e o monitoramento rigoroso de indicadores, como o cumprimento do horário de início das cirurgias, programadas entre 7h e 7h30, e a taxa de cancelamentos.

“O Lean trouxe otimização, para não deixarmos salas de cirurgias paradas. Ele foi fundamental, mas, além dele, também tivemos a participação da enfermagem, da equipe de limpeza e dos anestesistas. Foi realmente a comunicação entre as equipes que contribuiu para esse resultado”, explica Nadja.

O oftalmologista Henrique José Vieira ressalta que o aumento no número de cirurgias impacta diretamente na qualidade de vida da população e na satisfação dos médicos. “Quanto mais a gente opera, mais feliz a gente fica, afinal, somos cirurgiões”, comenta.

A técnica de enfermagem Yeira Reveron também destaca a importância do trabalho humanizado. “Com o esforço de cada dia, atendemos os pacientes de pouco a pouco, com coragem e energia, dando todo o apoio que a população merece. Da mesma forma como aquela pessoa está esperando na fila, também poderia ser um familiar meu. Então sempre atendemos com atenção, sorrisos e a mentalidade de que tudo dá certo no final”, afirma.

Além do DF

O atendimento do Centro Cirúrgico do HBDF não se limita apenas à população do Distrito Federal. “É um hospital público que é para a comunidade. Indiferente de onde seja, de qual estado, de qual cidade, não há preferência”, explica Yeira.

Uma dessas pacientes é Ana Salete Francischini, de 50 anos, de Sorriso, no Mato Grosso. Ela buscou atendimento no HBDF devido a uma incontinência urinária, já que tem família no DF. “O atendimento e a atenção de todos, médicos e equipe, foram excelentes. Estavam sempre preocupados comigo, perguntando como eu estava. Não tenho nenhuma queixa”, relata.

Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Assessoria de Comunicação

*imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281

Atendimento à imprensa: Segunda a sexta - 8h às 18h 

Sábados, domingos e feriados - 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

Nenhum comentário

Pixel