O benefício garante R$ 282,99 por aluno para compra de uniformes em malharias credenciadas . O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda p...
O benefício garante R$ 282,99 por aluno para compra de uniformes em malharias credenciadas. O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda prorrogar o prazo para retirada do Cartão Uniforme Escolar por responsáveis que ainda não fizeram a retirada. A previsão é de retomada das entregas em 2 de fevereiro, com duração de cerca de duas semanas. O novo cronograma será divulgado nos canais oficiais da Secretaria de Educação.
Até agora, o Banco Regional de Brasília (BRB) distribuiu 152.868 cartões aos estudantes da rede pública do DF. Apesar disso, cerca de 28% dos cartões aguardam retirada. A primeira fase de distribuição, realizada em dezembro, contou com 22 pontos estabelecidos pela pasta da educação, com apoio do BRB.
O programa, criado por lei em outubro de 2025, oferece crédito anual a todos os alunos, sem exigência de renda, concentrando o valor para todos os estudantes de uma mesma família em um único cartão. Com as compras permitidas em mais de 90 malharias autorizadas, o projeto visa à igualdade no acesso a uniformes, autonomia familiar e estímulo à economia local. Segundo Nelson Antônio de Souza, presidente do BRB, o benefício também promove autoestima e permanência nas escolas.
O modelo foi desenvolvido para substituir a distribuição direta de uniformes, simplificar os processos e apoiar fornecedores locais. Além disso, faz parte da rede de proteção social do DF e se integra a outros programas como o Cartão Material Escolar e ações de transferência de renda.
Da redação do Portal de Notícias da Radio Candanga
Nenhum comentário