A Secr e ta ri a d e Tr a nspor t e e M ob i l id a d e do Dis tr ito F ede ra l (S emo b-DF) e st a be l eceu uma n o va med i d a que...
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) estabeleceu uma nova medida que exige que motoristas de transporte por aplicativos atualizem seus cadastros e fixem nos veículos um adesivo com QR Code no para-brisa. Essa iniciativa permitirá que passageiros consultem, em tempo real, informações sobre o motorista e o veículo, ampliando a transparência e a segurança no serviço.
Os motoristas têm até o dia 17 de dezembro para instalar o selo, que deve ser posicionado em local visível no para-brisa. Para obtê-lo, é necessário acessar o Portal do Condutor da Semob, atualizar os dados cadastrais e anexar uma foto. Após essa etapa, o selo pode ser solicitado na seção "Emissão de Dístico STIP" no portal, onde também estará disponível para impressão.
Essa obrigatoriedade foi instituída pela Portaria nº 261/2025, publicada em setembro, dando um prazo de 90 dias para que os motoristas se adequem. Atualmente, o Distrito Federal conta com cerca de 59 mil motoristas cadastrados em 10 empresas de transporte por aplicativo em operação.
Com o QR Code, os passageiros poderão verificar informações essenciais, como o nome do motorista, autorização, placa e modelo do carro. Por outro lado, agentes de fiscalização terão acesso ampliado a dados como foto do condutor, status da autorização e vínculo com a empresa operadora, tudo atualizado em tempo real.
A Semob destacou que o sistema foi desenvolvido com múltiplas camadas de criptografia e mecanismos avançados de segurança para prevenir clonagem ou falsificação dos selos. Além disso, segue integralmente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que informações sensíveis sejam acessadas exclusivamente pelas autoridades competentes durante as fiscalizações.
Da redação do Portal de Notícias.

Nenhum comentário