Servidores da saúde do DF lideram em elogios recebidos - Portal de Notícias da Radio Candanga

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Servidores da saúde do DF lideram em elogios recebidos

  "Hoje, enquanto médico, eu tenho mais ferramentas para ajudar as pessoas", justifica o médico de família e comunidade Marcus Sal...

 

"Hoje, enquanto médico, eu tenho mais ferramentas para ajudar as pessoas", justifica o médico de família e comunidade Marcus Salazar, 34. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

Profissionais reúnem mais de 46% das manifestações favoráveis a recurso humano do GDF; dados estão no Painel Ouvidoria

Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

"Ela é uma excelente profissional, prestativa, dedicada e humana com todos que passam por ali em busca de atendimento. Nós, usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], merecemos muitas ‘Merivandas’ no atendimento público." Este foi o elogio submetido em maio deste ano, por meio da Ouvidoria da Secretaria de Saúde (SES-DF), à técnica administrativa Merivanda Lima, 56, que atua no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Dos 30 anos dedicados à SES-DF, toda esta segunda metade foi na chefia do Núcleo de Matrícula e Marcação de Consulta do Ambulatório do hospital. O êxito é compartilhado entre a equipe. "É muito gratificante. Mostra que a gente está no caminho certo", pontua. "Na verdade, quando me elogiam estão elogiando toda a equipe. Nossa prioridade aqui é o atendimento: é o usuário em primeiro lugar", completa.


Este é um dos 5,8 mil elogios direcionados a servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) entre janeiro e setembro deste ano. Mais da metade das manifestações registradas pela Ouvidoria (51,6%) a profissionais são elogios. Os dados estão no Painel Ouvidoria.

Os registros feitos por cidadãos são classificados em elogio, reclamação, denúncia, solicitação, informação ou sugestão. As reclamações e as denúncias, somadas, não ultrapassam 47%. O assunto "servidor público" representa mais de 40% dos elogios ao GDF registrados pela Ouvidoria.

Servir à população

A SES-DF, com mais de 30 mil profissionais, apresenta proporção semelhante. O conjunto de 2.721 elogios a profissionais da pasta equivalem, por sua vez, a mais de 46% dos elogios encaminhados aos quase 80 mil servidores públicos de órgãos do DF. "Isso reforça a compreensão de que o SUS é uma política pública viável e que funciona. Esses servidores públicos amam o que fazem. Nosso principal recurso é o humano", destaca o chefe da Ouvidoria da Saúde, Thyerys Almeida.

Percorrendo os primeiros passos da carreira no serviço público, onde ingressou em 2024, o médico de família e comunidade Marcus Salazar, 34, já começa a colecionar os seus elogios. "Foi um atendimento excelente e humanizado, todos os médicos deveriam seguir o exemplo”, enuncia a manifestação registrada pela Ouvidoria em abril. "Sempre gostei de ajudar o próximo. Hoje, enquanto médico, eu tenho mais ferramentas para ajudar as pessoas", justifica o integrante da equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 do Gama.


Relacionamento com o cidadão

A Ouvidoria é o canal oficial de relacionamento do cidadão com o GDF, registrando manifestações relacionadas aos serviços prestados. Por essa forma há garantia de que o usuário será ouvido. O serviço pode ser acessado pelos seguintes canais: Participa DF, Central 162 e, presencialmente, nos órgãos do GDF.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel