Otto Glória Vasco da Gama ...
Otto Glória Vasco da Gama
1º Clube da Carreira de Treinador de Futebol
Nascimento: Otaviano Martins Glória nasceu no dia 09 de janeiro de 1917, na cidade do Rio de Janeiro.
Resumo Histórico: Otto Glória como era conhecido no meio futebolístico, jogou como zagueiro e teve passagens por três clubes cariocas: Vasco da Gama, Olaria e Botafogo ao mesmo tempo em que estudava Cências e Direito, não chegando a concluir os cursos acadêmicos. Aos 25 anos abandonou a carreira de jogador de futebol passando a se dedicar a prática do basquetebol, primeiramente como jogador e posteriormente como técnico. No Basquetebol adquiriu e aprofundou seus conhecimentos sobre estratégias e taticas de jogo, apredizado que aplicou no futebol. Em 1950, convidado pelo técnico e amigo Flávio Costa retornou ao futebol e Iniciou uma longa e brilhante carreira como treinador dirigindo clubes e seleções no Brasil, Portugal, Espanha, México e Nigeria. Seu primeiro trabalho na nova função foi treinando equipes das categorias de base do Vasco da Gama e posteriormente promovido ao cargo de auxiliar técnico da equipe principal comandada por Flávio Costa. Em 1951, assumiu a equipe profissional do clube de São Januário. Em 1952, teve uma passagem como treinador do América Futebol Clube do Rio de Janeiro. Em 1954, foi contratado pelo Benfica de Portugal onde permaneceu entre 1954 a 1959, conquistando títulos relevantes. Em 1959, passou a treinar o Belenenses onde permaneceu até 1961. Otto Glória foi o primeiro treinador que na década de 1960, fez sucesso nos grandes clubes do futebol lusitano.
Em 1966, Otto Glória foi o treinador da Seleção portuguesa na Copa do Mundo da FIFA de 1966, realizada na Inglaterra, onde participou de uma campanha surpreendente com o seguinte desempenho:
Vitória sobre a Seleção Brasileira na Fase de Grupos por 3 X 1.
Nas quartas de final venceu a Correia do Norte por 5 X 3.
Foi derrotado nas Quartas de Final pela Inglaterra por 2 X 1.
Terminou a competição na 3ª Colocação.
Em 1970, Otto Gloria retornou ao Brasil onde teve passagem pelo América futebol Clube do Rio de Janeiro, pelo Grêmio de Porto Algre e pela Portuguesa de Desportos de São Paulo. Em 1973, ocorreu um de seus trabalhos mais lembrados na história do futebol paulista, foi quado estava no comando técnico da Portuguesa de Desportos. A Lusa disputava uma final contra o Santos no Estádio do Murumbi. A partida terminou empatada no tempo normal e na prorrogação por 0 X 0. A decisão foi para disputa de penalidades máximas. Foi então que o árbitro Armando Marques que dirigia a partida comentou um erro histórico na contagem das cobraças de pênaltis e declarou o Santos Campeão. Todavia, Armando Marques não percebeu que a Portuguesa ainda tinha chances matemáticas de empatar a série de cobranças. Percebendo a falha do arbitro, em meio a euforia dos torcedores e jogadores do Santos que comemoravam o título, Otton Glória ordenou que os jogadores da Portuguesa se dirigisssem ao vestiário e deixassem as dependências do Murumbi o mais rápido possivel. Como não havia como prejudicar os clubes, com o aval da CBF, Portuguesa de Desportos e Santos foram proclamados Campeões Paulistas de 1973. Em 1977, Otto Gloria dirigiu a equipe do Santos Futebol Clube onde conquistou o Torneio Triangular do México (Copa Governador Ducoing), vencendo o América do México por (7 X 5) na decisão por pênaltis após o empate no tempo normal por 2 X 2. Na final venceu o León pelo placar de 3 X 2, conquistanto a Copa Governador Ducoing de forma invicta.
Em 1978, treinou a equipe do Comercial de Ribeirão Preto do interior de São paulo e na mesma temporado foi transferido para o Monterrey do México. Em 1979, retornou ao Brasil onde teve uma rápida passagem no comando técnico do Vasco da Gama. Em 1980, foi contratado pela Federação Nigeriana de Futebol para dirigir a Seleção Nacional daquele país onde conquistou a Copa Africana das Nações. Em 1983, retornou ao Vasco da Gama onde encerrou sua brilhante carreira de treinador de futebol.
Falecimento: Otaviano Martins Glória faleceu no dia 04 de setembro de 1986, aos 68 anos na cidade do Rio de Janeiro.
Otto Glória – Tecnico de Futebol
Coluna do Vidal
Nenhum comentário