Renganeschi Club Atlético Central Norte ...
Renganeschi Club Atlético Central Norte
Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: Armando Frederico Renganeschi nasceu no dia 10 de maio de 1913, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.
Resumo histórico da carreira: Armando Frederico Renganeschi iniciou sua carreira como jogador de futebol aos 14 anos, no Club Atlético Central Norte da cidade de Tucumán, na Argentina Como Técnico iniciou a carreira em 1949, no Jabaquara, no interior de São Paulo.
Como Jogador: Armando Frederico Renganeschi jogou em vários clubes argentinos entre os anos de 1927 a 1939, dentre eles O Club Atlético Central Norte, Club Atlético Independiente, Estudiantes de La Plata, Club Almagro e Club Atlético Talleres. No período em que atuou na Argentina, somente disputou partidas na 1ª Divisão, totalizando 52 partidas, 29 vitórias, 8 empates e 15 derrotas. Em 1940, mudou-se para o Brasil e deu prosseguimento às atividades ligadas ao futebol. Defendeu entre 1940 a 1944 o Bonsucesso e o Fluminense no Estado da Guanabara e o São Paulo e o Jabaquara no Estado de São Paulo. Em 21 de outubro de 1949, encerrou a carreira de jogador de futebol no Jabaquara e iniciou uma vitoriosa trajetória como Técnico de Futebol.
Como Técnico: Em 1949, ele iniciou uma nova fase no futebol. No dia 23 de outubro, treinou pela primeira vez um clube de futebol, o Jabaquara Atlético Clube localizado no interior paulista, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1949, em que o Jabaquara foi derrotado pela Portuguesa Santista pelo placar de 4 X 1. O jogo foi realizado no Estádio Ulrico Mursa, na cidade de Santos. Após sua primeira derrota como treinador, Renganeschi se manteve invicto por 11 partidas. Na sua primeira experiência como treinador, conquistou 3 vitórias e 2 empates em 5 partidas, fazendo com que o Jabaquara evitasse o rebaixamento. Em 1950, rescindiu amigavelmente o seu contrato com o clube do interior paulista e seguiu para a capital, onde passou a dirigir a equipe juvenil do São Paulo Futebol Clube. Em 15 de outubro de 1950, o São Paulo cedeu o Técnico Renganeschi por empréstimo ao XV de Piracicaba. Em 22 de outubro de 1950, Renganeschi dirigiu pela primeira vez o XV de Novembro de Piracicaba, em partida válida pela 9ª Rodada do 1ª Turno do Campeonato Paulista de 1950, realizada no estádio Ulrico Mursa na cidade de Santos, contra a Portuguesa Santista, com a derrota para o time da casa por 3 X 1. Renganeschi dirigiu o time de Piracicaba por uma temporada. Em 1951, firmou contrato com XV de novembro de Jaú, fazendo sua estreia no dia 01 de abril, em um jogo amistoso contra a Juventus. O XV de Jaú venceu a partida por 5 X 2, no estádio Artur Simões na cidade de Jaú. Em 1952, dirigindo o XV de Jaú, conquistou o título de campeão da Segunda Divisão Paulista na final realizada contra o Linense da cidade de Lins pelo placar de 4 X 2. Em 1952, como o acesso à elite do futebol paulista não era direta, o XV de Jaú, comandado pelo técnico Armando Renganeschi, foi obrigado a disputar uma série de 3 partidas contra o último colocado do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1951, o Jabaquara Atlético Clube da cidade de Santos, para definir quem ficaria com a vaga para disputar a Primeira Divisão de 1952.
Com a conquista ao acesso, o XV de Novembro de Jaú disputou a primeira Divisão pela primeira vez em sua história o Campeonato Paulista de 1952. Em 25 de setembro de 1952, Renganeschi foi contratado pela Portuguesa de Desportos, fazendo sua estreia em um jogo válido pelo Campeonato Paulista, realizado no Estádio da rua Javali contra o Comercial da cidade de Ribeirão Preto, com a vitória de sua equipe por 3 X 1. Entre 1949 e 1981, consolidado na carreira de técnico de futebol, Renganeschi dirigiu vários clubes no Brasil e o Independiente da Argentina. Em 22 de agosto de 1955, fez sua estreia como treinador do CR Flamengo onde teve uma brilhante passagem. No clube rubro-negro conquistou o título de Campeão Carioca daquela temperada e permaneceu no clube até 1967. Em 05 de junho de 1983, treinando a equipe do Matsubara do estado do Paraná, foi afastado da direção técnica do clube por motivo de saúde. Não retornou ao clube paranaense deixando definitivamente de trabalhar como técnico de futebol.
Armando Renganeschi
Falecimento: Armando Frederico Renganeschi faleceu no dia 12 de outubro de 1983, aos 70 anos, na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário