Crianças e pets são público-alvo do Dia D de Multivacinação e da campanha distrital antirrábica Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | ...
Crianças e pets são público-alvo do Dia D de Multivacinação e da campanha distrital antirrábica
Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
As famílias do Distrito Federal tiveram neste sábado (18) uma grande oportunidade para proteção à saúde. Enquanto mais de 100 locais ofereceram imunizantes como parte do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação; outros quase 135 postos em áreas urbanas participaram da campanha distrital de vacinação antirrábica de cães e gatos.
Crianças e adolescentes de até 15 anos de idade são o público-alvo das ações de vacinação de outubro em todo o país, mas adultos também puderam atualizar a caderneta vacinal.
O pequeno Lucas, 9, aprendeu a lição acompanhado de toda a família. Enquanto protegia-se contra o HPV (Papilomavírus Humano), viu o pai se imunizar contra a covid-19. "Proteger a saúde da nossa família é também uma forma de amor" define Rubens Renato Araújo, 49.

Da Administração Regional do Riacho Fundo II, a família seguiu para Samambaia, onde seria a vez da cadelinha Nita proteger-se contra a raiva. "Todo mundo tem que estar com as vacinas em dia. Ela também! Isso serve de proteção a ela e a nós", ensina a tutora Luciana Oliveira, 44.
"Dia de proteger a família inteira"
A poucos quilômetros dali, no Núcleo Regional de Vigilância Ambiental do Recanto das Emas, um grande grupo já cumpria o segundo compromisso do dia. Dengosa, Simba e Nicole, dois gatos e um cachorro, eram acompanhados por seus tutores - as filhas e o esposo de Valquiria Villas Boas, 38.
Natasha, 12, quem já havia recebido a vacina dT (dupla bacteriana adulto), que protege contra difteria e tétano, mais cedo, segurava a cadela Nicole. "Hoje é o dia de proteger a família inteira", resume a matriarca da família.

Cobertura vacinal
A estratégia de atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade estende-se ao longo de todo o mês de outubro. Além do público-alvo da campanha, terão ênfase a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV.
A campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos é um período estratégico para as ações de Vigilância Ambiental em Saúde. Ao longo deste mês, a proposta é vacinar 40% da meta anual de vacinação. No próximo final de semana (25), postos de vacinação serão instalados em espaços urbanos não contemplados neste sábado (18). Em novembro (1º), para finalizar, as equipes avançam por novas zonas rurais.
Dia D
Milhares de salas de vacinação estão abertas em todo o país para atender o público. Representantes do Ministério da Saúde estiveram simultaneamente em diversas capitais. No Distrito Federal, a campanha contou com a participação do ministro da saúde, Alexandre Padilha, que participou de evento no Riacho Fundo II.
"Agradeço a parceria com o GDF [Governo do Distrito Federal], com a equipe de vacinação, de vigilância, que está sempre conosco. Hoje, estamos com 35 mil salas de vacinação espalhadas por todo o país", disse.

O superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Ronan Araújo, que representou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, na ocasião, reafirmou o compromisso do DF com a imunização de toda a população.
"Temos muita atenção com a cobertura vacinal e buscamos melhorar cada vez mais nosso atendimento. Vamos vacinar, proteger e cuidar do futuro", concluiu.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário