A Gerência de Risco em Serviços de Saúde do Distrito Federal está conduzindo iniciativas voltadas para a promoção da segurança do paciente. - Portal de Notícias da Radio Candanga

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A Gerência de Risco em Serviços de Saúde do Distrito Federal está conduzindo iniciativas voltadas para a promoção da segurança do paciente.

     Tema deste ano é "Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança", reconhecendo a vulnerabilidade dessa faixa etária. ...

  


 Tema deste ano é "Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança", reconhecendo a vulnerabilidade dessa faixa etária. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Tema deste ano foca em recém-nascidos e crianças

Agência Saúde DF

No dia 17 de setembro foi comemorado o dia Mundial da Segurança do Paciente, que objetiva conscientizar o público, promover a colaboração e mobilizar ações globais para melhorar a segurança do paciente. Em 2025, o tema é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A campanha reconhece a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos e danos causados por cuidados inseguros.

O apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) é por medidas urgentes para eliminar danos evitáveis nos cuidados pediátricos e neonatais. A campanha segue mobilizações sobre "parto seguro", "priorização da segurança do paciente", "segurança dos profissionais de saúde", "segurança da medicação", "envolvimento do paciente e da família" e "segurança diagnóstica".


O Dia Mundial da Segurança do Paciente visa promover melhorias e reafirmar o direito de todas as crianças a um atendimento seguro em todos os níveis de assistência. No Distrito Federal, a Vigilância Sanitária, por meio da Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS), trabalha buscando melhorar o comprometimento dos serviços de saúde com a qualidade e a segurança dos pacientes, por meio de ações sanitárias de prevenção e controle de eventos adversos infecciosos e não infecciosos.

A GRSS monitora a notificação de eventos adversos e infecções, promove educação sanitária junto aos Núcleos de Segurança do Paciente e os Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Além disso, a GRSS realiza inspeções sanitárias para verificar a prática assistencial e a implementação dos protocolos de segurança, tais como: prevenção de infecções, prevenção de quedas e lesão por pressão, identificação correta dos pacientes, cirurgia segura, uso seguro de medicamentos, entre outros.

De acordo com a GRSS, é muito importante que os pacientes e acompanhantes se atentem às medidas de segurança quando atendidos nos serviços de saúde, e observem se a instituição possui protocolos para evitar falhas durante à assistência. A Gerência disponibiliza material de orientação sobre o tema: https://www.saude.df.gov.br/seguranca-do-paciente-acompanhante/

Caso o cidadão identifique falhas que podem causar danos aos pacientes, deve informar ao Núcleo de Segurança do Paciente da instituição e também à Vigilância Sanitária pelos canais da Ouvidoria: https://www.participa.df.gov.br/ ou pelo telefone 162.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel