As coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou na quinta...
Levantamento realizado pela SRS Montes Claros constatou que, neste ano, 23 estabelecimentos privados de saúde, sediados em Montes Claros e que são registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), realizaram o lançamento de 8.806 doses de vacinas no novo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
“Como Montes Claros possui a gestão plena dos serviços de saúde, há necessidade das coordenações de vigilância em saúde e de imunização acompanharem o trabalho de vacinação realizado por farmácias, drogarias e clínicas, a fim de que o município tenha condições de ter uma avaliação da realidade das coberturas vacinais. A partir desse conhecimento, o município terá condições de definir estratégias mais assertivas para alcançar maiores percentuais de coberturas vacinais, levando em conta a realidade dos públicos alvos previamente definidos”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS.
A Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques pontua que o apoio técnico e estratégico aos municípios visa fortalecer o acompanhamento das vacinações realizadas nos serviços privados. “Esse apoio é essencial para garantir a rastreabilidade das doses aplicadas e consolidar as informações no sistema oficial”, disse a superintendente. “Com esses dados organizados os municípios conseguem ter uma visão mais precisa das suas coberturas vacinais e, assim, planejar ações mais eficazes”, completou.
O funcionamento de estabelecimentos privados de vacinação humana está disposto na Lei 14.675, publicada em 2023, e na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 197 da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). As duas normativas estabelecem os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços, destacando a obrigatoriedade do registro de informações referentes às vacinas administradas nos sistemas oficiais definidos pelo Ministério da Saúde, visando garantir a rastreabilidade das vacinas aplicadas e a consolidação de dados nacionais de imunização.
No dia 17/7 a SRS Montes Claros realizará nova reunião, visando alinhar com secretarias municipais de saúde da sua área de abrangência, o acompanhamento das ações de vacinação realizadas por estabelecimentos privados. O encontro reunirá referências técnicas dos municípios de Bocaiúva, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Janaúba, Porteirinha, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras, que possuem estabelecimentos privados de vacinação humana registrados no CNES.
Por: Pedro Ricardo /Foto: SRS Montes Claros
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário