Serviços de saúde, cidadania, bem-estar e inclusão foram oferecidos durante o Mercado Borboleta, tradicional evento de diversidade realiza...
Serviços de saúde, cidadania, bem-estar e inclusão foram oferecidos durante o Mercado Borboleta, tradicional evento de diversidade realizado nesse sábado (5), no Eixo Monumental
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) marcou presença no Mercado Borboleta – tradicional feira de empreendedorismo LGBTQIAPN+ que integra a programação do Brasília Orgulho 2025 – com um espaço de serviços gratuitos voltados à cidadania, saúde, bem-estar e valorização da diversidade. Realizado nesse sábado (5) sob o viaduto da Galeria dos Estados, no Eixo Monumental, o evento atraiu milhares de pessoas e resultou em mais de 700 atendimentos.
A Sejus disponibilizou serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento psicanalítico, sessões de auriculoterapia, elaboração de currículos, orientações sobre a ID Jovem e serviços do programa Na Hora. Também foram promovidas rodas de conversa, oficinas e ações de saúde voltadas ao público LGBTQIAPN+, além de atividades físicas, aulas de alongamento e fit dance, conduzidas por profissionais colaboradores da Subsecretaria de Políticas para o Idoso (Subidoso), ligada à pasta.
A estudante Gabriela Rebelo Mangueira, 33 anos, aproveitou a ação para cuidar da saúde e da mente: “Aproveitei bastante e acho muito importante essa iniciativa. Peguei informações sobre como tirar a ID Jovem e formular um currículo eficiente e prático. Também assisti algumas palestras e recebi atendimento psicológico – às vezes a gente nem percebe o quanto está sobrecarregada emocionalmente. Confesso que estou saindo daqui mais leve”.
O advogado Cleiton Lacerda Santana, 58 anos, conheceu a iniciativa pelas redes sociais da Sejus e aproveitou a oportunidade para levar a mãe, Isaura Lacerda, de 94 anos, para um atendimento com a equipe de enfermagem. “O espaço é acolhedor, com uma estrutura que impressiona. Fomos muito bem-atendidos. Minha mãe recebeu toda a atenção necessária. Essa gama de ações mostra que o DF não fica atrás de nenhuma outra capital em cuidado e respeito à comunidade LGBT+”, avaliou.
Acolhimento e cidadania
Criado para fortalecer a economia criativa LGBTQIAPN+ e dar visibilidade às pautas da comunidade, o Mercado Borboleta é promovido pelo Coletivo Brasília Orgulho, e se consolidou como um dos momentos mais aguardados do mês do orgulho na capital federal. A participação da Sejus na edição deste ano ampliou a proposta do evento, ao integrar ações de cidadania e serviços essenciais à programação cultural e comercial.
“O Mercado Borboleta é uma feira de empreendedorismo LGBTQIAPN+, mas seu alcance vai muito além. O empreendedor precisa de serviços e a população, em geral, também. A Sejus participa com essa proposta: levar informação, atendimento e acolhimento para todos. Os mais de 700 atendimentos realizados mostram que a iniciativa foi muito bem-recebida pelo público”, afirmou Eduardo Felype Moraes Fonseca, coordenador da COORLGBT da Sejus.
A advogada Fabíola Teixeira Orlando, presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica (Riex/DF) e gestora da cultura de paz do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF), parceira da Sejus na ação, destacou o impacto social da iniciativa: “Mais do que prestar serviços jurídicos, de saúde ou de apoio psicológico, estamos oferecendo escuta e acolhimento. Quando as pessoas se sentem vistas, valorizadas e cuidadas, a transformação começa a acontecer. Essa parceria com a Sejus tem esse propósito: acolher e fortalecer a comunidade”.
Da redação do Portal de Notícias, Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)
Nenhum comentário